segunda-feira, 22 de junho de 2009

Oscar Wilde

Acabei de receber minha mais recente aquisição literária! Acho que ainda não disse, mas estou formando minha biblioteca particular e adoro comprar livros pela Internet, especialmente quando estão em promoção.


Foi assim que adquiri um volume único com a obra completa do escritor irlandês Oscar Wilde (1854-1900), incluindo seus romances, contos infantis, poesias e dramas criados para o teatro. Edição da Nova Aguiar, o livro estava por R$ 35,90 no site da Publifolha (infelizmente, já esgotou).


A primeira vez que li Oscar Wilde tinha por volta de 15 anos. Achei, por acaso, uma edição velha do “O Fantasma de Canterville e outros contos” na instituição onde a minha mãe trabalhava. Um primor.


Mas, apesar de excelente contista, o irlandês é mundialmente reconhecido pelo único romance que escreveu: “O retrato de Dorian Gray”. Ainda não li, mas vou comerçar daqui a pouco e prometo contar minhas impressões.


Você já leu algo deste autor? O que achou? Me conta!


Vejam este resumo sobre o Wilde publicado pela Livraria Cultura:

“Nascido em Dublin a 16 de outubro de 1854, Oscar (Fingall O’Flahertie Wills) Wilde era filho de um médico e de uma escritora e tradutora que se assinava Speranza. Completou sua educação com um brilhante curso em Oxford. Sua carreira literária foi fulminante, mas se viu interrompida por um processo judicial infamante, sobre a sua ligação homossexual com Lorde Alfred Douglas. Wilde acabou sendo condenado à prisão com trabalhos forçados. Cumprida a pena, decidiu exilar-se e morreu em Paris a 30 de novembro de 1900.

Quase todos os seus livros se tornaram clássicos da língua inglesa. ‘O Retrato de Dorian Gray’, seu único romance, com inúmeras traduções em dezenas de línguas, desde seu lançamento, numa versão mais curta, no Lippincott’s Magazine (1890), provocou reações simultâneas de ira e admiração entusiástica. Como desafio, resolveu publicar Dorian Gray em livro, acrescentando-lhe o prefácio e novos capítulos. A primeira edição saiu em abril de 1891. Escreveu ainda 'O Príncipe Feliz' (1880), as pequenas novelas O Crime de Lorde Arthur Savile e O Fantasma de Canterville, e a peça 'A Importância de Ser Prudente', entre outras obras. Na prisão escreveu as obras 'A Balada de Reading' e 'De Profundis', cuja versão integral só apareceu em 1962”.

3 comentários:

  1. Ainda não li, mas O Retrato de Dorian Gray tá na minha estante, esperando. Mas esse mês eu visitei Oxford e as universidades onde Oscar Wilde estudou! E também a universidade de Lewis Carroll (pseudônimo de Charles Lutwidge Dodgson), autor de Alice no País das Maravilhas!

    ResponderExcluir
  2. Eu li e é ótimo!
    Um livro cheio de coisas que tocam a gnt.

    ResponderExcluir
  3. Olá linda!
    Está lindo o seu blog!
    Acho ótimo que você está crescendo profissionalmente.Desejo para você cada vez mais sucesso e luz nos seus trabalhos.
    Abraços!

    ResponderExcluir